FBA.
Promoting the Scientific Exploration of Computational Creativity
Promoting the Scientific Exploration of Computational Creativity
O que é a criatividade computacional? Como se cruzam as pessoas e as máquinas? Como se podem misturar e combinar os diferentes campos do saber, as diferentes disciplinas, num objectivo comum? Como criar uma marca que represente a unicidade e especificidade de cada um sem perder a capacidade de representação do conjunto?
A marca PROSECCO surgiu como resposta a estas perguntas. É uma marca mutável e reconfigurável, capaz de acumular em si traços intrínsecos das pessoas e das máquinas, capaz de reflectir a sua existência num objecto que não a limita, mas lhe dá espaço e suporte para evoluir.
Assim a marca se torna viva. A sua forma final reflecte e evolui de acordo com características humanas e características da máquina: no desenho da palavra PROSECCO, a data de nascimento do utilizador determina a espessura do traço, a posição horizontal das letras é definida pela loca lização geográfica da máquina e a posição vertical pela data de criação da marca.
PROSECCO é uma acção de coordenação com a duração de 3 anos sobre o tópico da Criatividade Computacional, financiado pelo 7º Programa-Quadro (FET Proactive initiatives and Fostering of the European Commission). Dele fazem parte 7 instituições europeias, nomeadamente: University College Dublin (IRE), Imperial College of Science, Technology and Medicine (UK), Universidade de Coimbra (PT), Universidad Complutense de Madrid (ES), Queen Mary and Westfield College (UK), Institut Josef Stefan (SLO) e a University of Helsinki (FI).
A FBA., empresa de design gráfico portuguesa sediada em Coimbra, onde foi fundada em 1998, desenvolve um trabalho de comunicação polivalente, incluindo suportes impressos, digitais e multimédia, identidades visuais, exposições e sinalética, para clientes de diferentes dimensões, nos sectores público e privado.
Entre as distinções recebidas contam-se o Prémio Nacional de Design, Troféu Sena da Silva, os Red Dot Awards, os European Design Silver Awards, os 50 Books/50 Covers Awards do American Institute of Graphic Arts, o Certificado de Excelência Tipográfica do Type Directors Club de Nova Iorque e o Communication Arts Award of Excelence in Illustration.
O trabalho da FBA. tem sido incluído em diversas publicações e esteve patente em exposições como “Portugal 1990-2005 – Architecture and Design in Portugal” na Trienal de Milão, “We Love Books! A World Tour”, no Centre du Graphisme et de la Communication Visuelle d’ Echirolles, e “Gateways – 400 Cover Designs by 56 Designers from 14 Countries”, no Silo Cultural Norteshopping.
As competências e a experiência existentes na equipa permanente são ampliadas regularmente com o recurso, para trabalhos específicos, a profissionais com os quais o gabinete desenvolveu uma relação estreita e através da ligação a empresas que operam em áreas complementares.
Ao trabalho comissionado pela sua lista de clientes, a FBA. acrescentou o papel de curador e produtor de livros de design para o grupo editorial Almedina.
Reconhecendo o design como um elemento essencial de intervenção social e acreditando que este não deve estar apenas acessível a quem o pode custear, a FBA. tem desenvolvido alguns projectos pro bono em parceria com organizações não lucrativas, em áreas como a consciencialização para os problemas da saúde mental, da inclusão social e do apoio a vítimas de crimes.