Folding the text lines
of the book


Numa série de 48 exercícios, Jorge dos Reis dobra e desdobra as linhas do livro. O que se dobra quando quebramos a linha ou quando dobramos o papel? A matéria da escrita e do traço são desdobráveis? Um livro é uma arquitetura de dobras? Uma grelha multidimensional de linhas dobráveis? Como existir numa dobra?

 

folding-the-text-lines-of-the-book-cartaz

bibliorama tintinstintiva escritextura
folhassolta caixarrítmica dobraberta

tintinstintiva na face superfície interface da folha a linha infinita do traço encontra a linha infinita da escrita contra a dobra da folha dobrada sobre si mesma em si mesmada na múltipla implicação do traço traçado multiplicação da tinta instintiva arriscando a marca a mancha do gesto da mão oca enchendo o cheio que vaza o vazio linguaescrita lingualinha temporariamente sincronizadas como a dupla-face que no papel se dispõe a acolher a recolher nas dobras com que as bordas as desbordam e rebordam transbordantes linhaescrita traçosinal para o lado de lá do lado de cá verso do reto insurreto reverso cabeça que roda o pé marginal da página que desdobra a obra do livro-obra do livro-dobra do livro de obra que diz e põe e diz e faz a mancha-traço-linha desfeita disposta nas milimétricas dobras que chegam à mão que toca o fólio que fala a falha do bloco de texto que o dedo percorre pela página à procura da quebra leve ultraleve da linha voando entre linhas a caixarrítmica da coluna da mancha da grelha da distância que se abre à dobra da folha-livro na superfície planográfica do riscotraço dobraberta ferida respiração que concentra o tempoespaço de ser sinal sinalizando o ser o querer ser a cor que dá cor ao mundo fazer de cor de coração desfazer refazer alinhar desalinhar realinhar de linha em linha de linha em linho o branco que escreve em volta às voltas desescreve por dentro a inscrição que escorre folha fora nada quase nada e redesimagina a possibilidade de mundo sentido emergente amar gente sentido a vir nos veios veias da folha planta isto é o meu corpo isto é isto o meu corpo de papel de cor de papel corpapel tintinstintiva dobraberta sobre si mesma em direção à luz do horizonte do livrorritmo do livrolivre folha solta desdobrada folha sobre folha sobre pedra textura iluminada e lume e nada uma impressão apenas qualquer coisa que passa vento imagem fluxo fluente de ser do sinal do ser sinal afinal escritexto ou escritextura que se diz que diz se e depois recomeça a medição da linha justa justificada indentada pendente independente linha dentada translineada partida repartida viúva órfã linha da frente espera não partas ainda vive revive linha letra do quase livro aberta no vinco limite que delimita o branco o bloco a caixa a grelha linha paralela oblíqua infinita paralelobliquinfinilinha linha lógica topológica lugar habitado no espaço da página imitação do texto limitação do texto voa dor voa voa linha componedora abstrata linha tipo gráfica linha da mão dormente sonhadora que persiste no desenho do risco que corre ao diferir ao biferir o espaçotempo da página-céu em direção à luz biblioscópica folhassolta vezes dois vozes doze vezes quatro quarenta e oito vezes vozes vírgula ponto contra ponto linha vertida invertida dobrar a linha dobar a linha o fio a tela a entretela fiar tecer coser encadernar escritaberta tintextura dobrassolta folhinstintiva bibliorama ex-texto eis o texto eis

Manuel Portela

 

fazer-a-escrita-38
Fazer a Escrita #38 | Jorge dos Reis, 2016 | acrílico s/ papel, 70×100 cm.

 

Folding the text lines of the book:
Diarística do ateliê, medição ambulatória da pressão das linhas do texto.
Jorge dos Reis.

17 horas, temperatura 19, humidade 53, pressão sistólica 123, pressão diastólica 85, frequência cardíaca 75, coluna de texto larga com nove linhas muito grossas roxas, alinhadas à esquerda, com uma abertura de parágrafo e pouca entrelinha.

18 horas, temperatura 18, humidade 55, pressão sistólica 143, pressão diastólica 93, frequência cardíaca 77, coluna de texto estreita com doze linhas verdes grossas, alinhadas à esquerda, com duas aberturas de parágrafo e alguma entrelinha.

19 horas, temperatura 18, humidade 56, pressão sistólica 119, pressão diastólica 85, frequência cardíaca 71, coluna de texto larga com seis linhas verdes muito grossas, justificadas, sem abertura de parágrafo e com muita entrelinha.

20 horas, temperatura 17, humidade 57, pressão sistólica 116, pressão diastólica 83, frequência cardíaca 72, coluna de texto relativamente larga com seis linhas azuis e amarelas muito grossas, alinhadas à esquerda, sem abertura de parágrafo e com pouquíssima entrelinha.

21 horas, temperatura 17, humidade 57, pressão sistólica 120, pressão diastólica 82, frequência cardíaca 64, coluna de texto muito larga com quinze linhas pretas finas, justificadas, com quatro entradas de parágrafo e com alguma entrelinha.

22 horas, temperatura 16, humidade 58, pressão sistólica 124, pressão diastólica 83, frequência cardíaca 61, coluna de texto estreita com vinte e sete linhas muito finas azul-claras e cinzentas sobre um fundo preto e amarelo, alinhadas à esquerda, com seis entradas de parágrafo e com muita entrelinha.

23 horas, temperatura 16, humidade 58, pressão sistólica 125, pressão diastólica 81, frequência cardíaca 81, coluna de texto larga com setenta e duas linhas muito finas azuis e roxas, alinhadas à esquerda, sobre um fundo bege, sem abertura de parágrafo e com pouca entrelinha.

24 horas, temperatura 16, humidade 58, pressão sistólica 106, pressão diastólica 70, frequência cardíaca 67, coluna de texto larga com nove linhas grossas azuis e cinzentas, justificadas, com duas aberturas de parágrafo e entrelinha suficiente.

1 hora, temperatura 15, humidade 59, pressão sistólica 107, pressão diastólica 66, frequência cardíaca 61, coluna de texto muito larga com nove linhas finas e quatro linhas grossas verdes, azuis, pretas, cinzentas, brancas, alinhadas à esquerda, sem abertura de parágrafo e com pouca entrelinha.

2 horas, temperatura 14, humidade 60, pressão sistólica 103, pressão diastólica 68, frequência cardíaca 57, coluna de texto muito larga com seis linhas finas azul-escuras, cor-de-rosa e cinzentas, alinhadas à direita, com uma entrada de parágrafo e entrelinha suficiente.

3 horas, temperatura 13, humidade 61, pressão sistólica 98, pressão diastólica 64, frequência cardíaca 50, coluna de texto estreita com sete linhas finas amarelas e verdes, justificadas, com duas entradas de parágrafo e entrelinha suficiente.

4 horas, temperatura 14, humidade 63, pressão sistólica 95, pressão diastólica 62, frequência cardíaca 49, coluna de texto estreita com quatro linhas grossas brancas, alinhadas à direita, sobre um fundo cinzento-escuro, sem entrada de parágrafo e muita entrelinha.

5 horas, temperatura 14, humidade 64, pressão sistólica 92, pressão diastólica 61, frequência cardíaca 45, coluna de texto larga com cinco linhas grossas cinzentas e pretas, alinhadas à direita, sobre um fundo bege, com uma entrada de parágrafo e pouca entrelinha.

6 horas, temperatura 15, humidade 64, pressão sistólica 91, pressão diastólica 63, frequência cardíaca 49, coluna de texto larga com oito linhas muito grossas verdes, justificadas, sobre um fundo azul-escuro e branco, com uma abertura de parágrafo e pouca entrelinha.

7 horas, temperatura 16, humidade 65, pressão sistólica 102, pressão diastólica 73, frequência cardíaca 61, coluna de texto larga com onze linhas muito grossas amarelas e verdes sobre um fundo cinzento, justificadas, com três aberturas de parágrafo e pouca entrelinha.

8 horas, temperatura 16, humidade 63, pressão sistólica 104, pressão diastólica 7, frequência cardíaca 52, coluna de texto muito larga com cinco linhas grossas castanhas, alinhadas à esquerda, sem abertura de parágrafo e pouca entrelinha.

9 horas, temperatura 17, humidade 60, pressão sistólica 85, pressão diastólica 56, frequência cardíaca 48, coluna de texto larga com quatro linhas finas verdes, alinhadas à esquerda, sobre um fundo bege, com uma abertura de parágrafo e entrelinha suficiente.

10 horas, temperatura 17, humidade 61, pressão sistólica 101, pressão diastólica 66, frequência cardíaca 52, coluna de texto muito larga com quatro linhas grossas azuis, verdes e cinzentas, justificadas, com uma abertura de parágrafo e pouca entrelinha.

11 horas, temperatura 18, humidade 59, pressão sistólica 93, pressão diastólica 55, frequência cardíaca 56, coluna de texto muito larga com sete linhas finas pretas sobre um fundo verde e azul, alinhadas à esquerda, com duas aberturas de parágrafo e com entrelinha suficiente.

12 horas, temperatura 19, humidade 58, pressão sistólica 113, pressão diastólica 87, frequência cardíaca 75, coluna de texto estreita com quatro linhas muito grossas azul-claras, justificadas, sem abertura de parágrafo e com pouca entrelinha.

13 horas, temperatura 20, humidade 58, pressão sistólica 131, pressão diastólica 72, frequência cardíaca 58, coluna de texto estreita com dezanove linhas grossas cinzentas sobre um fundo vermelho, alinhadas à direita, sem abertura de parágrafo e pouca entrelinha.

14 horas, temperatura 19, humidade 57, pressão sistólica 123, pressão diastólica 77, frequência cardíaca 60, coluna de texto larga com dezasseis linhas finas amarelas e verdes, justificadas, com quatro aberturas de parágrafo e com entrelinha suficiente.

15 horas, temperatura 19, humidade 58, pressão sistólica 120, pressão diastólica 81, frequência cardíaca 67, coluna de texto muito larga com quinze linhas grossas cor de laranja, justificadas, com cinco aberturas de parágrafo e muita entrelinha.

16 horas, temperatura 18, humidade 57, pressão sistólica 118, pressão diastólica 82, frequência cardíaca 74, coluna de texto larga com onze linhas finas brancas, azul-escuras, cinzentas escuras, alinhadas à esquerda, com três aberturas de parágrafo e pouca entrelinha.

17 horas, temperatura 18, humidade 60, pressão sistólica 118, pressão diastólica 83, frequência cardíaca 73, coluna de texto muito larga com catorze linhas finas amarelas sobre fundo azul-escuro, justificadas, com duas aberturas de parágrafo e uma entrelinha razoável.

Jorge dos Reis

 

Catálogo da Exposição