Jogo do Sério #3
Obra de arte procura obra de arte para Jogo do Sério — open call de ocupação do Museu
Como aprendemos na infância, no jogo do sério não podemos sorrir, pestanejar ou sequer desviar o olhar. Tudo isto é motivo para a penalização fatal: a derrota. Quando dois corpos se encaram no Jogo do Sério, é por demais evidente a tensão que se cria entre ambos. Não há lugar para cedências.
Neste projeto curatorial, propôs-se à comunidade artística, e não só, a sugestão de um ou mais objetos que pudessem ser parceiros de jogo da obra exposta.
Para este terceiro momento, de 18 de novembro a 28 de janeiro, procurou-se um parceiro para a obra As facas não mordem (2, batom) (2020), de Sara Bichão.
Depois da deliberação do júri, o terceiro Jogo do Sério conta com uma obra do artista Laurindo Marta, em resposta à já anunciada obra de Sara Bichão. A relação entre As facas não mordem (2, batom) e Órgão pareceu, ao júri, a mais apropriada tendo em conta o pressuposto curatorial, não obstante a qualidade das diversas propostas enviadas.
Joguemos ao Jogo do Sério. Um corpo em frente a outro. Devem olhar-se fixamente. Quem rir, desviar o olhar ou pestanejar perde. Estar imóvel, mas, no entanto, não estar parado: continua a jogar-se à medida da letargia. Contribui-se para uma simetria de intenções, quebrada pela assimetria à superfície.
Daniel Madeira
Sara Bichão (Lisboa, 1986). Licenciatura (2011) e Mestrado (2008) em Artes Plásticas, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa. Frequentou várias residências artísticas, como: Residency Unlimited (2022, Nova Iorque); Finisterrae (2022, Ouessant); Cité Internationale des Arts, (2019, Paris); Centro ADM (2016, Cidade do México). Foi bolseira do Instituto Francês (2019, 2022), da Fundação Calouste Gulbenkian (2014) e da Fundação Luso-Americana (2022). Algumas exposições individuais: Qual é a coisa, Qual é ela, Galeria Filomena Soares (2020); Encontra-me, mato-te, Fundação Calouste Gulbenkian (2018); Coastal, Barbara Davis Gallery (2017). Das exposições colectivas, destacan-se: Twin Islands, CAC Passerelle/Carpintarias de S. Lázaro (2022); Traverser La Nuit, MAAT (2022); Clorophilia, Porta 33 (2021); Storytelling, MAC Lyon (2019). O seu trabalho faz parte de colecções públicas, como: Fondation Antoine de Galbert; CACE (Colecção de Arte Contemporânea do Estado); FLAD (Fundação Luso-Americana); Fundação PLMJ; Fundação EDP – MAAT; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Carmona e Costa; MidFirst Bank.
https://sarabichao.com/
Laurindo Marta é licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha desde 2009, prática que o tem ocupado desde então, expondo o seu trabalho individual e coletivamente.
Recentemente, tem-se dedicado também ao projeto de design – DENTE DE CÃO – procurando criar objectos, predominantemente na área do mobiliário, caracterizados pela sua versatilidade permitindo transformá-los em múltiplas configurações, facilmente adaptáveis às necessidades de cada utilizador.
O elemento diferenciador de cada peça é procurado nas tecnologias e engenhosidade aliadas ao design, conferindo-lhes originalidade e singularidade.
https://cargocollective.com/dentedecao