Jogo do Sério #3


Obra de arte procura obra de arte para Jogo do Sérioopen call de ocupação do Museu


Como aprendemos na infância, no jogo do sério não podemos sorrir, pestanejar ou sequer desviar o olhar. Tudo isto é motivo para a penalização fatal: a derrota. Quando dois corpos se encaram no Jogo do Sério, é por demais evidente a tensão que se cria entre ambos. Não há lugar para cedências.

Neste projeto curatorial, propôs-se à comunidade artística, e não só, a sugestão de um ou mais objetos que pudessem ser parceiros de jogo da obra exposta.

Para este terceiro momento, de 18 de novembro a 28 de janeiro, procurou-se um parceiro para a obra As facas não mordem (2, batom) (2020), de Sara Bichão.

Depois da deliberação do júri, o terceiro Jogo do Sério conta com uma obra do artista Laurindo Marta, em resposta à já anunciada obra de Sara Bichão. A relação entre As facas não mordem (2, batom) e Órgão pareceu, ao júri, a mais apropriada tendo em conta o pressuposto curatorial, não obstante a qualidade das diversas propostas enviadas.


Joguemos ao Jogo do Sério. Um corpo em frente a outro. Devem olhar-se fixamente. Quem rir, desviar o olhar ou pestanejar perde. Estar imóvel, mas, no entanto, não estar parado: continua a jogar-se à medida da letargia. Contribui-se para uma simetria de intenções, quebrada pela assimetria à superfície.

Daniel Madeira


Sara Bichão (Lisboa, 1986). Licenciatura (2011) e Mestrado (2008) em Artes Plásticas, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa. Frequentou várias residências artísticas, como: Residency Unlimited (2022, Nova Iorque); Finisterrae (2022, Ouessant); Cité Internationale des Arts, (2019, Paris); Centro ADM (2016, Cidade do México). Foi bolseira do Instituto Francês (2019, 2022), da Fundação Calouste Gulbenkian (2014) e da Fundação Luso-Americana (2022). Algumas exposições individuais: Qual é a coisa, Qual é ela, Galeria Filomena Soares (2020); Encontra-me, mato-te, Fundação Calouste Gulbenkian (2018); Coastal, Barbara Davis Gallery (2017). Das exposições colectivas, destacan-se: Twin Islands, CAC Passerelle/Carpintarias de S. Lázaro (2022); Traverser La Nuit, MAAT (2022); Clorophilia, Porta 33 (2021); Storytelling, MAC Lyon (2019). O seu trabalho faz parte de colecções públicas, como: Fondation Antoine de Galbert; CACE (Colecção de Arte Contemporânea do Estado); FLAD (Fundação Luso-Americana); Fundação PLMJ; Fundação EDP – MAAT; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Carmona e Costa; MidFirst Bank.

https://sarabichao.com/


Laurindo Marta é licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha desde 2009, prática que o tem ocupado desde então, expondo o seu trabalho individual e coletivamente.

Recentemente, tem-se dedicado também ao projeto de design – DENTE DE CÃO – procurando criar objectos, predominantemente na área do mobiliário, caracterizados pela sua versatilidade permitindo transformá-los em múltiplas configurações, facilmente adaptáveis às necessidades de cada utilizador.

O elemento diferenciador de cada peça é procurado nas tecnologias e engenhosidade aliadas ao design, conferindo-lhes originalidade e singularidade.

https://cargocollective.com/dentedecao