No sonho do homem que sonhava, o sonhado acordou
A exposição No sonho do homem que sonhava, o sonhado acordou, comissariada pela turma do segundo ano do Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, integrou a programação convergente da primeira parte do Anozero’21-22, Bienal de Coimbra, e reuniu obras de nove artistas, em colaboração com a UmbigoLAB.
A exposição reflete nos círculos viciosos do pensamento. O círculo, que é uma das figuras desde sempre associadas à eternidade e ao divino, toma ainda nesta exposição o sentido de ciclo interminável de criação. Como nas Ruínas Circulares de Borges, em que existe a vontade de «sonhar um homem e impô-lo à realidade», também aqui as ideias ganham corpo devolvendo o olhar ao espectador. As obras apresentadas convocam a noite — que oculta e revela — a partir de meios diferentes e de um corpo plural de artistas, nacionais e internacionais.
A exposição inaugurou no dia 27 de novembro de 2021 e esteve patente até ao dia 17 de janeiro de 2022, na Sede do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, e contou com um programa de atividades de mediação: o lançamento da revista Umbigo e uma sessão de projeção de filmes 16mm pertencentes ao acervo do CAPC, na Sala das Caldeiras e em parceria com o TAGV.
Artistas
Alberto Carneiro
Bárbara Bulhão
Zé Ardisson
Marilá Dardot
Héctor Zamora
Margarida Alves
Clara Imbert
Pedro Pedrosa Da Fonseca
Rita Gaspar Vieira
Fotografias de Vitor Garcia.
No sonho do homem que sonhava, o sonhado acordou, UMBIGO, 18/11/2021
https://umbigomagazine.com/pt/blog/2021/11/18/no-sonho-do-homem-que-sonhava-o-sonhado-acordou/