RAINHA SANTA IN ABSENTIA


As festas religiosas da Isabel de Aragão, padroeira da Cidade de Coimbra, e a sua procissão têm lugar em anos pares e são habitualmente articuladas com as celebrações profanas da cidade em torno do feriado municipal, 4 de julho, da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra. Esta celebração religiosa, como as suas duas procissões, foi este ano cancelada pela Confraria da Rainha Santa Isabel em consequência do estado pandémico que vivemos.

Em ano de ausência da Procissão da Rainha Santa, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra desafiou os cidadãos de Coimbra e do mundo a enviar registos fotográficos de anteriores procissões em honra de Isabel de Aragão, que seriam expostos, acumulativamente durante o mês de julho, num processo coletivo, orgânico e dinâmico. O resultado deste desafio pode ser visto no MUSEU, junto à Ponte de Santa Clara, até ao final do mês de setembro.

Colaboram no projeto os seguintes autores: 
António de Jesus 
Urtélia Silva 
Jorge Costa
Paulo Abrantes
Maria Eduarda
Cláudia Patrício
Carlos Jorge Monteiro
Rafael Vieira
Lourenço Leitão
Dinis Alves 

Porque toda a arte é representação, no sentido etimológico de re-apresentação, de tornar presente, RAINHA SANTA IN ABSENTIA visa colmatar simbolicamente uma ausência brutal, e propõe-se
garantir, através da arte, uma presença na ausência de todo esse cerimonial, que é também um acontecimento suprarreligioso pertencente ao imaginário coletivo da pólis, de Portugal e do mundo.