Exibição da Instalação/Vídeo
Tour du Mont Blanc
Pedro Vaz, 2014

Tour du Mont Blanc refere-se a um trilho que circunda o maciço do Monte Branco, e que atravessa a França, Itália e Suíça, completando aproximadamente a distância de 174 km e a elevação de 2665 m. Ao longo desta travessia, com a duração de 12 dias, foi feito um levantamento fotográfico a cada 100 metros de caminho, consistindo em duas fotografias captando os lados esquerdo e direito da paisagem, de modo que todo o ângulo de visão frontal fosse coberto. 

O termo percurso indica ao mesmo tempo o ato de travessia — ação do caminhar, que circunda o espaço e que é a base da estrutura narrativa, consequentemente o relato do espaço atravessado. Esta é a forma de o transpor para o objeto artístico. O trajeto percorrido no ato de caminhar eleva-se como forma estética, toda ela exposta e disposta à paisagem. A dupla projeção panorâmica, com um ângulo central de 120º, reconquista uma espécie de estado de corpo presente — o corpo caminhante que registou a viagem transpõe-se para o lugar do espectador.

Pedro Vaz

Maputo, 1977.
Vive e trabalha em Lisboa.
É licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2006).
O seu trabalho artístico centra-se numa pesquisa em torno da natureza e paisagem, maioritariamente em suporte de pintura, vídeo instalação. O contacto pessoal com o lugar é essencial na sua prática e os seus projetos incluem muito frequentemente uma expedição.
Destaca-se a participação recente nas exposições individuais e coletivas: Lagoa das Éguas, Project Room, Galeria Presença, Porto (2020); VER/DE, In Situ, Estufa Fria, Lisboa (2020); ALTAR, In Situ,Jardim do Mosteiro de Tibães, Braga (2020); Presente Contínuo, Centro de Arte Oliva, São João da Madeira (2020); Movimento Coaxial, Kubikgallery, Porto (2019); O Olhar Divergente, Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas, Açores (2019); Muitas vezes marquei encontro comigo próprio no ponto zero, Casa Museu Júlio Pomar, Lisboa (2019) e Second Nature, The Kreeger Museum, Washington D.C., EUA (2018).

A instalação-vídeo de Pedro Vaz «Tour du Mont Blanc», proposta do CAPC para a XXIII Semana Cultural da UC, está disponível para visualização aqui: https://www.uc.pt/semanacultural/exposicoes/



Organização: XXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra
Curadoria: CAPC — Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Produção: Jorge Cabrera, Jorge das Neves
Assistência à produção: Ivone Cláudia Antunes
Registo de vídeo: Sérgio Gomes
Edição: CAPC — Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Montagem: Frederica Brito e Cunha (Assistente artístico),
CAPC — Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Fotografia: Jorge das Neves
Texto: Pedro Vaz
Revisão de texto: Carina Correia
Design gráfico: Joana Monteiro