Ciclo 1 — Introdução à Produção em Arte Contemporânea


ESFERA CAPC
PROGRAMA EDUCATIVO
FORMAÇÃO ONLINE

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) propõe um programa de formação online, com um primeiro ciclo focado na área de desenvolvimento de projetos e produção de exposições de artes visuais. Pretende-se criar um espaço de convivência criativa online para partilha de experiências, abrangendo assim um público mais alargado e formatos diversificados de produção de conhecimento em arte e cultura contemporâneas.


1. Elaboração e Gestão de um Projeto Cultural

A partir de exemplos concretos implementados em contexto real pela formadora, Lisiane Mutti, especialista na área há 15 anos, nesta formação serão nomeadas as etapas fundamentais para a elaboração de um projeto cultural no campo das artes visuais. Lisiane Mutti abordará estratégias para um melhor desenvolvimento de projetos, tais como: gestão de tempo, relacionamento com a equipa, comunicação. Apresentará, ainda, ferramentas úteis elaboradas para o acompanhamento e gestão de projetos.  

Data: 01/04/2021
Horário: das 19h00 às 21h30 (2 horas de apresentação seguidas de 30 minutos de questões)
Total: 2h30


Imagem do cartaz: Tropeços em paradoxos, Suzana Queiroga, foto: SR2

Lisiane Mutti
É sócia (desde 2010) da Fase 10 – Ação Contemporânea (www.fase10.com.br), uma produtora especializada em montagem de exposições e ações urbanas, da qual é responsável pela gestão administrativa e financeira, bem como pelos projetos e ações patrocinados, desde a inscrição à apresentação/aprovação da prestação de contas, elaboração de contratos e acompanhamento do seu cumprimento. Nestes dez anos de existência, a Fase 10 realizou mais de cinquenta projetos no campo das artes visuais contemporâneas em centros culturais e espaços urbanos brasileiros. Atuou na busca por novos negócios, contactos com clientes, patrocinadores e/ou parceiros. Mutti é responsável ainda pela consultoria, assessoria, planeamento e execução de ações a ser implementadas por empresas que buscam cumprir a responsabilidade social através de projetos culturais e sociais, benefícios fiscais das leis de incentivo ou fomento direto implementados no contexto brasileiro.


 2. Entender a Produção em Arte Contemporânea

Pretende-se desenvolver noções de implementação de projetos no campo da arte contemporânea, através da produção e das etapas que a compõem, tendo como foco exposições de artes visuais realizadas em espaços fechados ou ações pensadas para espaços urbanos. A formação abordará os meandros que envolvem a trajetória profissional de um produtor, a partir de vídeos e fotos de projetos realizados por Nelson Ricardo Martins, formador, especialista na área nos últimos 15 anos. O curso está dividido em dois encontros conforme as datas especificadas.

 1.º Encontro
Data: 15/04/2021
Horário: das 19h00 às 21h30 (2 horas de apresentação seguidas de 30 minutos de questões)
 
2.º Encontro
Data: 29/04/2021
Horário: das 19h00 às 21h30 (2 horas de apresentação seguidas de 30 minutos de questões) 
Total: 5h00 

Imagem do cartaz: O bem e o mal-entendido, Jarbas Lopes, foto: SR2

Nelson Ricardo Martins
Atualmente, frequenta o Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Foi fundador da Fase 10 — Ação Contemporânea [www.fase10.com.br], produtora especializada em montagem de exposições e ações urbanas, que, desde 2010, tem vindo a realizar projetos em centros culturais e espaços urbanos do Brasil. É também fundador da ART VEINE, plataforma onlineno campo das artes visuais contemporâneas, focada em portefólios, exposições, comercialização de obras de arte e cursos [www.artveine.com.br].