Deus é um lugar ameaçado


«Deus é um lugar ameaçado é um livro de fotografia? Um livro de poesia? Um ensaio? Uma ficção? Talvez a palavra ficção seja a mais correcta. Uma ficção que se organiza em torno de um conjunto de imagens Polaroid para reflectir sobre o lugar da poesia e da linguagem num mundo em perda. Uma ficção e um conjunto de imagens que ponderam comentar o mundo como vestígio ou sinal de algo que, talvez, tenha desaparecido. Um vestígio da linguagem, da possibilidade de representação, em suma, da possibilidade de invenção.»

Luís Quintais

No seguimento da apresentação do livro de Luís Quintais, Deus é um lugar ameaçado, propomo-nos olhar os limites da representação da palavra através da visualização e comparação de obras de artistas que trabalharam com e a partir da palavra escrita, conferindo-lhe um componente visual para lá da sua grafia.

Esfera CAPC.
Estúdio CAPC. Os Limites da representação da palavra
Ciclo de oficinas de observação e representação.

Nestas sessões, o desenhar é utilizado como instrumento de análise, reconhecimento e representação do espaço. Serão apresentados exemplos de diferentes técnicas que apontam para resultados
e objetivos distintos. A utilização desta ferramenta, acessível e usada por diversos campos do saber e do conhecimento, permite desenvolver capacidades de síntese na comunicação visual.

ESFERA CAPC
PROGRAMAÇÃO janeiro a junho de 2019

Descarregar documento