Manifesto de animais


Esfera CAPC.
Estúdio CAPC. Os Limites da representação da natureza.
Ciclo de oficinas de observação e representação.


Partilhamos o mundo com muitos e variados animais — de todas as espécies, feitios, formatos e tamanhos. Onde e como já nos cruzámos com alguns deles? Vamos falar dos diferentes modos de conhecer o mundo e os animais que nele habitam e, a partir de todos os contributos, construir um manifesto de animais usando a técnica leporello. O resultado final será um livro feito por todos, que se pode montar e desmontar.

Maria Remédio (1983) nasceu em Lisboa. Completou a licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2006) e uma pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa (2009). Trabalha como freelancer nas áreas de ilustração, vídeo e educação. Colaborou em projetos de ilustração para o Museu da Electricidade, Tcharan, edições HIHIHI, Pato Lógico, Festival Sol da Caparica, de entre outros. Realizou documentários, vídeos de espetáculos para a infância e outros projetos de imagem em movimento para a Fundação Calouste Gulbenkian, Formiga Atómica e criadores independentes. A par da sua criação artística, tem desenvolvido oficinas e projetos pedagógicos em diversas instituições culturais (Museu Gulbenkian – onde é colaboradora regular – Cinemateca Júnior, MAAT) tendo como base o livro infantil, as artes plásticas e o cinema.

http://mariaremedio.blogspot.com

Esfera CAPC.
Estúdio CAPC. Os Limites da representação da natureza.
Ciclo de oficinas de observação e representação.

Nestas sessões, o desenhar é utilizado como instrumento de análise, reconhecimento e representação do espaço. Serão apresentados exemplos de diferentes técnicas que apontam para resultados
e objetivos distintos. A utilização desta ferramenta, acessível e usada por diversos campos do saber e do conhecimento, permite desenvolver capacidades de síntese na comunicação visual.

ESFERA CAPC PROGRAMAÇÃO janeiro a junho de 2019

Descarregar documento