Quando a identidade é nómada

Esfera CAPC.
O Interior das Imagens. Ciclo de oficinas de interpretação e recriação de imagens do universo da arte e da comunicação visual.
—
Quando a Identidade é nómada.
Oficina Clube Mediterrâneo.
Desenho, serigrafia, stencil e pintura em tecido.
Pretende-se trabalhar a questão da identidade cultural em tempos de constante fluxo humano. Olhar os refugiados e os migrantes, num esforço árduo de entender o mundo, através dos seus retratos. Que é possível manter do nosso legado cultural quando nos tentamos integrar numa sociedade com bases religiosas e princípios ideológicos tão diferentes dos nossos? Quando nunca saímos do nosso bairro, como olhamos quem vem de tão longe?
—
Clube Mediterrâneo
No primeiro semestre de programação Esfera CAPC, as oficinas «O interior das imagens» são desenvolvidas a partir do livro «Clube Mediterrâneo – Doze fotogramas e uma devoração». Uma edição que reúne pequenos poemas acerca do drama da humanidade, onde homens e mulheres, nossos semelhantes, fogem da guerra, da destruição e da morte, arriscando a vida nesse ímpeto da fuga. Uma tentativa de compreender o mundo em que vivemos, o tempo que habitamos. Livro onde a tipografia se cruza com a ilustração e poesia de partida.
Texto: João Pedro Mésseder
Ilustração: Ana Biscaia
Design e composição tipográfica: Joana Monteiro
Imposição e Impressão: Tipografia Damasceno
Edição: Editora dos Tipos & Xerefé
ESFERA CAPC
PROGRAMAÇÃO janeiro a junho de 2019