RISCOS ESCÓPICOS: uma parceria de Vanda Madureira e André Feitosa, artistas e doutorandos do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
A proposta do evento surge no decurso da residência artística Convocações do Inefável, realizada em julho de 2018 no Colégio das Artes da UC e promovida pelo Charco Atlântico.
Parte I – Desenho de Ação (30 minutos)
Apresentação – Vanda Madureira
Apresentação dialogada de cinco experimentos recentes da artista Vanda Madureira, três em formato de vídeo (Tespo, 2017; Tribuo, 2018; Adumbratio possibilitas, 2018), um como registo fotográfico (Adumbratio tractos, 2018) e uma narrativa acerca do vestígio de um desenho-em-curso (Olea prunus, 2018).
Parte II – Desenho de Conceito (30 minutos)
Apresentação – André Feitosa
Inspirado nos ensaios A Potência do Pensamento e O Que é o Contemporâneo, de Giorgio Agamben, propõe-se uma interface de leitura sobre os cinco experimentos apresentados, desdobrando uma formulação particular no campo do desenho enquanto «acto de uma presença privativa», ou insistência que mantém a sombra no atual. Essa operação do desenho como potência implica uma disponibilidade de não-ver ou do visível como textura da impotência no ato do desenho.
Debate (30 minutos)