João Nora | Atlas Secreto


Este é o momento em que o público pode conversar com os artistas sobre a sua obra. Escutar, fazer perguntas, aceder aos processos, ou a parte deles, e perceber melhor as visões do mundo de cada criador.

 

Atlas de Imagens | João Nora

Atlas de Imagens é uma série itinerante de exposições colectivas com a participação de: André Catarino, Carlos Correia, Carlos Seabra, Cecília Corujo, Fabrizio Matos, Filipe Matos, Horácio Borralho, Isabel Ribeiro, João Belga, João Nora, José Almeida Pereira, Maria Condado, Marta Moura, Martinho Costa, Pedro Amaral, Rui Pedro Jorge, Tiago Baptista, Tiago Mourão, entre outros.

As exposições vão ser produzidas a partir de um arquivo de imagens feito com a colaboração destes artistas. Este arquivo é a fonte de onde vão surgir todos os trabalhos que irão compor as exposições.

Exposição Atlas Secreto

“(…) the activity of painting can be understood as a process of resistance, as much as an afirmation.”!

Lizzie Carey -Thomas, Clarrie Wallis, Andrew Wilson

“Painting Now – five contemporary artists” Tate Britain

Atlas Secreto  reúne um vasto grupo de artistas que têm dedicado uma parte do seu percurso plástico à prática da Pintura através de uma prévia recolha de imagens (em alguns casos substancialmente compulsiva) e depois à sua representação através da pintura e/ou desenho. Este conjunto de imagens foi sendo construído usando a internet como ferramenta, particularmente um grupo no Facebook chamado “Atlas de Imagens” criado para o efeito.

Estes artistas demonstram através dessa prática uma vontade vernacular de apropriação do Mundo. Uma vontade enciclopédica de apropriação, interpretação e compreensão do Mundo enquanto objecto conceptual.

A exposição resulta do inevitável cruzamento geográfico destes criadores e da sua necessidade e vontade de cruzar percursos e estabelecer estados de comunicação sobre o próprio processo criativo. Este projecto nasce com um intuito de itinerância justamente para que, prolongando a experiência do acto expositivo, se potencie os resultados dessa mesma intersecção, representando simbolicamente a vontade de “conquista” do mundo pela tomada das imagens que caracteriza os autores.

 

À Conversa com... João Nora | Atlas Secreto

À Conversa com… João Nora | Atlas Secreto

 

10989117_959313134102550_8637985665243387035_n

À Conversa com… João Nora | Atlas Secreto

 

11218503_959313014102562_4820883492692668425_n

À Conversa com… João Nora | Atlas Secreto

>ver mais fotos