Futuro
Contra todas as recomendações, 2020 é o ano que não devemos nem podemos esquecer. Aprendemos mais nos fracassos do que nas glórias, e, ainda assim, ou por essa razão, 2020 explicitou por omissão o quanto somos coletivo, o quanto estamos ligados, o quanto a arte e a fruição estética são uma parte nodal da nossa identidade.
Só nos lembramos do ar quando ele nos falta, e o futuro é o lugar que somos ou nada seremos. Por cá, continuamos dispostos a construir convosco um grande e estrondoso futuro. É com Futuro, a proposta dos R2, que damos início à programação desse tempo novo que 2021 terá de ser.
Futuroé um projeto tipográfico iniciado a convite da Typojanchy 2015 — 4.ª Bienal Internacional de Tipografia, posteriormente aprofundado e ampliado. A palavra Futuro é uma referência direta ao problema das alterações climáticas e ao esgotamento dos recursos do planeta, fruto da ação humana. Esta instalação tipográfica permite leituras que vão da total legibilidade da solução à absoluta ilegibilidade, dependendo do posicionamento espacial do observador.
Fundado em 1995, R2 é um estúdio especializado em identidade gráfica, editorial e designambiental, com forte foco em teatro, arte contemporânea e arquitetura. Criado por Lizá Defossez Ramalho (Troyes, França) e Artur Rebelo (Porto, Portugal), o estúdio portuense obteve reconhecimento internacional pelas suas propostas gráficas para exposições e trabalhos de instalação. Produz identidades visuais, designde cartazes, sistemas de orientação, web designe projetos de movimento para instituições culturais, museus e outros clientes comerciais.