RISCOS ESCÓPICOS


cartaz_CAPC_RiscosEscopicos_18Jul18RISCOS ESCÓPICOS: uma parceria de Vanda Madureira e André Feitosa, artistas e doutorandos do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

 

A proposta do evento surge no decurso da residência artística Convocações do Inefável, realizada em julho de 2018 no Colégio das Artes da UC e promovida pelo Charco Atlântico.

 

Parte I – Desenho de Ação (30 minutos)

Apresentação – Vanda Madureira

Apresentação dialogada de cinco experimentos recentes da artista Vanda Madureira, três em formato de vídeo (Tespo, 2017; Tribuo, 2018; Adumbratio possibilitas, 2018), um como registo fotográfico (Adumbratio tractos, 2018) e uma narrativa acerca do vestígio de um desenho-em-curso (Olea prunus, 2018).

 

Parte II – Desenho de Conceito (30 minutos)

Apresentação – André Feitosa

Inspirado nos ensaios A Potência do Pensamento e O Que é o Contemporâneo, de Giorgio Agamben, propõe-se uma interface de leitura sobre os cinco experimentos apresentados, desdobrando uma formulação particular no campo do desenho enquanto «acto de uma presença privativa», ou insistência que mantém a sombra no atual.  Essa operação do desenho como potência implica uma disponibilidade de não-ver ou do visível como textura da impotência no ato do desenho.

 

Debate (30 minutos)